Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento Em relação à matéria veiculada no dia de 18/02/2020 no site do G1, a qual afirma que o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teria solicitado uma perícia independente em relação ao caso que envolve a morte do ex-policial do BOPE, Adriano da Nóbrega, o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado da Bahia-ASBAC vem através desta esclarecer: O Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia – DPT é órgão oficial responsável pela realização de exames periciais na área criminal, desvinculado da Polícia Civil e que possui autonomia administrativa e financeira. Seu corpo técnico é composto por Peritos Oficiais com notoriedade nacional em suas mais diversas áreas de atuação, a exemplo do Laboratório de Genética Forense que atende demandas de outros estados, assim como a Balística Forense que recentemente recebeu para treinamento profissionais de outras Unidades Federativas. Ao longo de décadas de atuação, não há registro de ingerência que pudesse levantar qualquer tipo de suspeição dos Laudos Pericias Oficiais, emitidos pelos Peritos Criminais desse Estado. Salientamos, que os Peritos Criminais do Estado da Bahia gozam de plena autonomia técnica e científica para realizarem atividades laborais cotidianas, buscando em seus exames o esclarecimento dos fatos, visando sempre a prova material, que é o seu mister.

Leonardo Fernandes

Presidente da ASBAC