DICAS PARA EVITAR ACIDENTES NO SÃO JOÃO

Não estrague o seu São João

A tradição do São João para quem vive no Nordeste é sagrada, milhares de pessoas aproveitam a data para viajar, dançar forró, tomar licor, acender fogueiras e soltar fogos. Porém alguns exageram na dose e sofrem ou causam acidentes.

Segundo o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (Asbac), Leonardo Fernandes, “acidentes com fogos são os mais comuns, porém aumenta muito os acidentes graves nas rodovias com vítimas fatais”

Seguem algumas dicas de segurança do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia para os mais afoitos:

1°) Não solte balões. A tradição de soltar balões, embora seja um espetáculo sem igual, pode provocar morte e destruição. Após ganhar os céus, os balões fogem do controle, podendo atingir residências, indústrias, hospitais, canaviais etc. 2°) Solte fogos apenas em locais seguros. Não solte fogos em meio às pessoas, próximo a veículos, próximo às barracas de fogos, próximo a postos de gasolina. Não solte fogos também em baixo de caixas ou latas. 3°) Não salte sobre fogueiras. Essa tradição pode lhe custar a saúde ou até mesmo a vida. 4°) Não acenda fogueira jogando produtos inflamáveis. Prepare uma pequena lata com um pedaço de estopa ou tecido embebido com combustível, dessa forma a ignição da fogueira se dá a partir de uma queima controlada. 5°) Todo o cuidado com as crianças e animais, eles não têm noção do perigo. Não dê fogos poderosos às crianças e monitore-as mesmo quando usarem apenas os traques de massa. Fique de olho nas crianças em todo o tempo e não permita que brinquem próximo a barracas de fogos ou fogueiras. 6°) Em caso de queimaduras , procure lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada. Caso haja a necessidade de cobrir o ferimento a caminho do serviço de Saúde, o indicado é envolvê-lo num pedaço de pano limpo. 7°) Se precisar, ligue o número de emergência do Corpo de Bombeiros – 193, passando informações claras sobre o tipo de ocorrência.

Fonte: CBMBA/ACS

Recording Studio_edited.jpg

Ouça os nossos
Podcasts!

Em nosso perfil no Spotify você vai encontrar diversos relatos e estudos de caso que vão te entreter e te surpreender.

Seja um dos nossos, filie-se!

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social