COMPUTAÇÃO FORENSE NO INTERFORENSICS

Por: Simone Caetano

A ASBAC parabeniza o colega Perito Criminal Egberto Vilas Boas Lemos Filho, lotado na Coordenação de Computação Forense/ICAP, pela sua iniciativa em apresentar um artigo no evento InterFORENSICS/maio 2017, conferência realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. O artigo é produto do seu mestrado em Engenharia Elétrica na área de Concentração Informática Forense e Segurança da Informação (ENE/FT/UNB), concluído em janeiro de 2017. O orientador da dissertação foi Dr. Bruno Werneck Pinto Hoelz, Perito Criminal da Polícia Federal.

Segundo Egberto, o artigo apresenta uma proposta para o desenvolvimento de uma base de conhecimento no domínio da Computação Forense, suportada por ontologia, que possam auxiliar os atores na produção de informações de apoio às atividades de solicitação e realização dos exames, como exemplo, as técnicas e ferramentas forenses aplicadas em cada tipo de evidência digital, dentro do contexto da investigação criminal.

Egberto explica que a ontologia proposta, denominada Ontocf, foi especificada e conceitualizada a partir dos conhecimentos extraídos do processo de Computação Forense, no qual interagem dois principais atores: a Autoridade Solicitante e o Perito Criminal. Destaca-se que esta ontologia aborda prioritariamente os conceitos, relações e instâncias que podem ser identificados e obtidos através das solicitações de exames periciais e Laudo Pericial.

Domínio da ontologia Ontocf

WhatsApp Image 2017-06-21 at 14.13.52

Concluindo, Egberto complementa que a implementação da base de conhecimento foi feita em um framework que disponibiliza um repositório RDF (Resource Description Framework) e processamento de consultas SPARQL (Simple Protocol and RDF Query Language). Ao final, as questões de competência foram respondidas pela base de conhecimento das consultas pré-definidas, demonstrando a relevância da ontologia na explicitação do conhecimento do processo de Computação Forense, sobretudo para apoiar a autoridade solicitante na formulação de quesitos e para guiar o perito no planejamento dos procedimentos periciais visando obter as provas materiais indispensáveis ao processo criminal.

Cenário de uso da ontologia

WhatsApp Image 2017-06-21 at 14.13.52 (1)

Valeu Egberto pela qualidade do trabalho científico e oportunidade de acréscimo de conhecimento em área pericial especializada. A ASBAC agradece e se dispõe a apoiar e divulgar outros trabalhos da mesma dimensão e valor que certamente existem de autoria de Peritos Criminais das diversas áreas periciais do DPT. Mais informações: email Egberto Lemos – egvilasboas@gmail.com – site: http://interforensics.com/

Link do resumo dos trabalhos científicos: http://interforensics.com/wp-content/uploads/2016/08/InterFORENSICS-livro-de-resumos.pdf?x33124

#Computaçãoforense #períciacriminal #Sindicatodosperitos #Trabalhocientífico

Recording Studio_edited.jpg

Ouça os nossos
Podcasts!

Em nosso perfil no Spotify você vai encontrar diversos relatos e estudos de caso que vão te entreter e te surpreender.

Seja um dos nossos, filie-se!

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social